Oficinas de produção textual

Realizadas in company, as Oficinas, contemplam a produção, edição e customização da produção textual de determinados setores da Empresa. Graças a elas, serão discriminados novos modelos, capazes de imprimir maior legibilidade à produção de normas técnicas, manuais administrativos e textos afins, tanto no que diz respeito à arquitetura da informação, como no tratamento gramatical dos textos a serem produzidos. O processo se divide em três etapas:

 

Primeira etapa: os fundamentos

A primeira etapa contempla o conhecimento do referencial teórico necessário à implementação das mudanças. Oportuno lembrar que, para facilitar a comunicação corporativa, textos empresariais devem:

  • ser tão completos quanto necessário, dentro dos limites estabelecidos por seu campo de aplicação;
  • ser compreensíveis para pessoal qualificado, que não tenha participado de sua elaboração; e
  • levar em consideração as 'regras da arte'.

 

Segunda fase: a produção

A segunda etapa contempla a redação e reescritura textual. Graças ao processo, os Profissionais terão a oportunidade de:

  • aprender com erros e acertos , identificados com base na análise e reescritura dos textos apresentados;
  • implementar as ações necessárias à atualização e modernização dos produtos que desenvolvem; e
  • rever mecanismos de produção textual e refletir criticamente sobre a qualidade de seus escritos.

 

Terceira fase: plenária

A etapa final contempla a análise e revisão dos originais produzidos pelos grupos de trabalho. O processo, além de inovador, é riquíssimo e altamente interativo, na medida em que permite ao participante rever com o Consultor quais os seus erros e como agir para melhorá-los.

Espera-se que os Profissionais envolvidos nas Oficinas sejam capazes de:

  • atentar para a importância do autoconhecimento e do aperfeiçoamento profissional;
  • economizar o tempo despendido na elaboração de papers institucionais;
  • entender que a produção de textos é de importância estratégica para a preservação da boa imagem corporativa.
 
José Paulo Moreira de Oliveira