No princípio era o verbo - a boa semeadura

30/03/2014 14:58

Escolher as palavras exatas. Encadeá-las em sequência, de maneira a formar frases, orações e períodos. Fechar o ciclo, utilizando o parágrafo.  Recomeçar o processo. Dessa vez, tomar cuidado, ao observar se o espírito da nova criação coaduna com o que já foi exposto.

Ser analógico. Olhar à frente. Preparar o leitor para o que virá a seguir.

E assim vamos nós, semeando as folhas de papel e libertando nossa mente do tormento nebuloso das ideias, que se vão materializando, consubstanciando e ganhando corpo, forma e cor.

Dominar esse processo tornou-se o grande diferencial competitivo, em um mercado cada vez mais seletivo e exigente.  Hoje, mais do que nunca, as Organizações precisam de bons comunicadores, Profissionais capazes de absorver, transformar e gerar novas informações, condição indispensável para o êxito dos negócios.

Pena que muita gente boa ainda não pense dessa maneira.

Muitos profissionais ainda acreditam piamente que a competência de seus escritos depende exclusivamente da estrita obediência a regras gramaticais e do rebuscamento de linguagem, ranços de uma educação elitista, canhestra e deformadora.

Os textos nada mais seriam do que a reduplicação de surrados modelos, caracterizando aquilo que se convencionou chamar de burocratês. Para qualquer público, em qualquer situação, utilizem-se as velhas fórmulas.

O resultado? Sempre desastroso!

Desculpas não faltam para justificar o descaso e a incompetência.

"Acho que meu texto não ficou bom. O problema é que hoje eu não estou inspirado".

"Escrever é dom. Além disso, não existe nada mais careta e antiquado do que linguagem escrita".

"Eu até que escrevo bem. Você é que não soube interpretar o que foi dito".

"Sei que o texto saiu às pressas e de qualquer maneira. O problema é que eu não tive nem tempo de reler".

"Sou um profissional de área técnica. A mim, não compete, portanto, nenhum tipo de concessão ao leitor".

 

Vamos virar esse jogo?

 

A comunicação escrita pode ser sua grande aliada, nessa tarefa fascinante de transformar, mobilizar e influenciar pessoas.  Lembre-se de que as decisões dependem dos e-mails e dos relatórios que todos, indistintamente, precisam escrever.

Se você está disposto a percorrer esse caminho de mudanças, guarde com carinho as dicas a seguir.]

 

 

Ninguém nasce sabendo escrever, e todos, sem distinção, são capazes de produzir bons textos. Com técnica, método e muita prática, você pode melhorar sua performance comunicativa.

 

Dicas de sucesso

A Consolidação da Mudança

 

Ninguém nasce sabendo escrever, e todos, sem distinção, são capazes de produzir bons textos. Com técnica, método e muita prática, você pode melhorar sua performance comunicativa.
Não seja rigoroso demais consigo mesmo. Do redator de ocasião ao redator profissional, todos se sentem inseguros quando começam a escrever.
Gramática não é causa, é consequência. Se você, antes de escrever, fica preocupado com a crase, a colocação do pronome, a grafia das palavras, a acentuação e a sintaxe, não vai conseguir produzir nada que valha a pena.
Seu texto não é seu filho. Filho é filho. Texto é texto. Aceite as observações de quem está de fora. Quem está de fora tem o necessário distanciamento crítico para julgar a eficiência de seus escritos.
Ninguém escreve sobre aquilo que não sabe. O conhecimento é condição indispensável para a criatividade.  
Leia muito! Leia sempre! Da história em quadrinhos ao texto de sua área profissional; do romance policial ao compêndio de filosofia. Todos os tipos de leitura, indistintamente, irão enriquecer seu vocabulário e acrescentar informações de que você sempre precisará no futuro.
Firme um compromisso com você mesmo: Ler um jornal por dia, uma revista por semana e um livro por mês.
Resista ao apelo da informação diluída, mastigada e superficial. Procure ampliar sua base conceitual sobre as informações que recebe.

A sociedade moderna criou o conceito de que você tem que ser absolutamente inédito, bem-humorado, original, surpreendente e criativo em tudo aquilo que faz. Isso é falso!

Se você leu um belo texto, um relatório eficiente, uma carta bem escrita ou um e-mail comunicativo, por que não usá-los como modelo?

Ter a coragem de escrever não é tudo; preciso se torna ter a coragem de cancelar. Deixe o texto "amadurecer" e depois volte a ele. Leia-o em voz alta, acrescente, modifique e corte o que é inútil.

 

                                                                                                                           José Paulo Moreira de Oliveira